top of page

Você sabe como a energia elétrica é gerada e chega até nossas casas?

Geração de Energia - Usinas Hidroelétricas

As Usinas Hidroelétricas utilizam a energia potencial da água acumulada em suas barragens para gerar energia.

Esta água, quando liberada, passa pelos CONDUTOS FORÇADOS, tubulações de grandes diâmetros (em Itaupú é de 10,5m) e chega até as turbinas, girando-as.

As TURBINAS possuem imãs no seu eixo envoltos por condutores de cobre.

Sabemos que toda vez que movimentamos condutores elétricos ao redor de um imã, criamos uma diferença de potencial nas extremidades dos condutores.

A quantidade de energia gerada depende do tamanho dos imãs e da quantidade e seção dos condutores instalados nos geradores.

O tamanho do gerador é calculado em função da demanda que este terá de atender.

As tensões de geração da Itaupú são de 6,9kV, 13,8kV e 18kV.

Segundo a Norma Brasileira, as tensões alternadas são classificadas em quatro níveis:

Baixa Tensão: até 1.000V;

Média Tensão: de 1.000 até 72.500V;

Alta Tensão: de 72.500 até 242.000V

Extra-Alta Tensão: acima de 242.000V.

Estação Elevadora de Tensão

Os geradores trabalham com altas potências (MW) e tensões relativamente baixas (6,9, 13,8 e 18kV) o que implica em altas correntes de geração já que

Potência (P) = Tensão (U) x Corente(I).

Por isso, próximo aos geradores, são instaladas Estações Elevatórias de Tensão, que promovem o aumento das tensões geradas. As tensões recebidas de 6,9, 13,8 e 18kV são elevadas para 69kV, 138kV, 230kV e etc. Com o aumento da Tensão, a Corrente, que é inversamente proporcional (P = U x I), diminui.

Altas correntes inviabilizam o transporte até os centros de consumo, assim eleva-se a tensão, consequentemente diminuindo a corrente, para que possamos fazer a transmissão dessa energia a longas distâncias por torres de transmissão com bitolas de condutores mais finos, economicamente mais viáveis.

Transmissão

Estação Abaixadora de Tensão

Ao chegar nos centros de consumo, uma Estação Abaixadora de Tensão abaixa as tensões de transmissão para as Tensões de Distribuição de 34,5kV (distribuição rural) e 13,8kV (distribuição urbana).

Distribuição

Nas ruas, de trechos em trechos, conforme o consumo e em função da quantidade de consumidores, são instalados transformadores nos postes das concessionárias ou internamente em condomínios ou indústrias, que reduzem a tensão de 13,8kV para as baixas tensões de 127, 220 ou 380V.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page