Paredes em Gesso Acartonado
As chapas em gesso acartonado, também conhecidas como "drywall" são constituídas por um miolo de gesso e faces em papel cartão.
Podem ser usadas para vedação de forros e paredes e existem basicamente 3 modelos (Figura 1) :
- a chapa branca (conhecida como "Standart" ou simplesmente "ST"), convencional, usada em forros e paredes em ambientes secos
- a rosa (RF), resistente ao fogo devido a presença de fibra de vidro em sua constituição e recomendada para áreas com lareira e bancadas de cooktop;
- a verda (RU), resistente à umidade, composta por silicone e aditivos fungicidas, indicada para áreas úmidas como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Figura 1 (Fonte: www.cliquearquitetura.com.br)
Existem também as chapas cimentícias, onde o cimento substitui o gesso na composição do miolo, possibilitando o uso em áreas externas, devido a alta solubilidade do gesso (Figuras 2 e 3 abaixo).
Figura 2 (acervo pessoal - Obra Fecci Engenharia)
Figura 3 (acervo pessoal - Obra Fecci Engenharia)
Paredes em gesso acartonado convencionais tem espessura de 9,5 cm e pesam somente 22 kg/m², sendo que as paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos rebocadas menos espessas possuem 14 cm de espessura e pesam em torno de 225 kg/m², o que significa ganho de espaço e sobrecarga 10 vezes menor dos que as paredes em alvenaria.
A redução sonora de paredes convencionais em gesso acartonado com preenchimento com lã mineral pode chegar a 47 dB e em até 60 dB com o acréscimo de chapas e lã mineral, enquanto que as paredes em alvenaria atingem apenas 38 dB. Como exemplo, uma conversa em tom normal atinge de 60 a 65 dB. Um aspirador de pó em uma sala vazia, 40 dB.
Além do ganho de espaço, menor sobrecarga e maior redução sonora, as paredes em gesso acartonado são ideais para reformas, pois são executadas muito rapidamente e praticamente sem entulhos, se comparadas ao sistema em alvenaria.
São estruturadas com montantes metálicos verticais e horizontais, conforme a Figura 4 abaixo, sendo que as instalações elétricas e hidráulicas percorrem seus vazios. Podem também receber reforços para fixação de televisões, móveis e outros.
Figura 4 (Fonte: http://planetaeng.blogspot.com )
Figura 5 (Fonte: www.sulmodulos.com.br)