top of page

Paredes em Gesso Acartonado

As chapas em gesso acartonado, também conhecidas como "drywall" são constituídas por um miolo de gesso e faces em papel cartão.

Podem ser usadas para vedação de forros e paredes e existem basicamente 3 modelos (Figura 1) :

- a chapa branca (conhecida como "Standart" ou simplesmente "ST"), convencional, usada em forros e paredes em ambientes secos

- a rosa (RF), resistente ao fogo devido a presença de fibra de vidro em sua constituição e recomendada para áreas com lareira e bancadas de cooktop;

- a verda (RU), resistente à umidade, composta por silicone e aditivos fungicidas, indicada para áreas úmidas como banheiros, cozinhas e lavanderias.

Figura 1 (Fonte: www.cliquearquitetura.com.br)

Existem também as chapas cimentícias, onde o cimento substitui o gesso na composição do miolo, possibilitando o uso em áreas externas, devido a alta solubilidade do gesso (Figuras 2 e 3 abaixo).

Figura 2 (acervo pessoal - Obra Fecci Engenharia)

Figura 3 (acervo pessoal - Obra Fecci Engenharia)

Paredes em gesso acartonado convencionais tem espessura de 9,5 cm e pesam somente 22 kg/m², sendo que as paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos rebocadas menos espessas possuem 14 cm de espessura e pesam em torno de 225 kg/m², o que significa ganho de espaço e sobrecarga 10 vezes menor dos que as paredes em alvenaria.

A redução sonora de paredes convencionais em gesso acartonado com preenchimento com lã mineral pode chegar a 47 dB e em até 60 dB com o acréscimo de chapas e lã mineral, enquanto que as paredes em alvenaria atingem apenas 38 dB. Como exemplo, uma conversa em tom normal atinge de 60 a 65 dB. Um aspirador de pó em uma sala vazia, 40 dB.

Além do ganho de espaço, menor sobrecarga e maior redução sonora, as paredes em gesso acartonado são ideais para reformas, pois são executadas muito rapidamente e praticamente sem entulhos, se comparadas ao sistema em alvenaria.

São estruturadas com montantes metálicos verticais e horizontais, conforme a Figura 4 abaixo, sendo que as instalações elétricas e hidráulicas percorrem seus vazios. Podem também receber reforços para fixação de televisões, móveis e outros.

Figura 4 (Fonte: http://planetaeng.blogspot.com )

Figura 5 (Fonte: www.sulmodulos.com.br)

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page