© 2017 - 2019 por Fecci Engenharia.

Orgulhosamente criado com Wix.com

June 25, 2018

Please reload

Posts Recentes

I'm busy working on my blog posts. Watch this space!

Please reload

Posts Em Destaque

Paredes em Gesso Acartonado

October 18, 2018

As chapas em gesso acartonado, também conhecidas como "drywall" são constituídas por um miolo de gesso e faces em papel cartão.

 

Podem ser usadas para vedação de forros e paredes e existem basicamente 3 modelos (Figura 1) :

-   a chapa branca (conhecida como "Standart" ou simplesmente "ST"), convencional, usada em forros e paredes em ambientes secos

-   a rosa (RF), resistente ao fogo devido a presença de fibra de vidro em sua constituição e recomendada para áreas com lareira e bancadas de cooktop;

-   a verda (RU), resistente à umidade, composta por silicone e aditivos fungicidas, indicada para áreas úmidas como banheiros, cozinhas e lavanderias.

 

                Figura 1 (Fonte: www.cliquearquitetura.com.br)

 

Existem também as chapas cimentícias, onde o cimento substitui o gesso na composição do miolo, possibilitando o uso em áreas externas, devido a alta solubilidade do gesso (Figuras 2 e 3 abaixo).

 

 Figura 2 (acervo pessoal - Obra Fecci Engenharia)

 

 Figura 3 (acervo pessoal - Obra Fecci Engenharia)

 

Paredes em gesso acartonado convencionais tem espessura de 9,5 cm e pesam somente 22 kg/m², sendo que as paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos rebocadas menos espessas possuem 14 cm de espessura e pesam em torno de 225 kg/m², o que significa ganho de espaço e sobrecarga 10 vezes menor dos que as paredes em alvenaria.

 

A redução sonora de paredes convencionais em gesso acartonado com preenchimento com lã mineral pode chegar a 47 dB e em até 60 dB com o acréscimo de chapas e lã mineral, enquanto que as paredes em alvenaria atingem apenas 38 dB. Como exemplo, uma conversa em tom normal atinge de 60 a 65 dB. Um aspirador de pó em uma sala vazia, 40 dB.

 

Além do ganho de espaço, menor sobrecarga e maior redução sonora, as paredes em gesso acartonado são ideais para reformas, pois são executadas muito rapidamente e praticamente sem entulhos, se comparadas ao sistema em alvenaria.

São estruturadas com montantes metálicos verticais e horizontais, conforme a Figura 4 abaixo, sendo que as instalações elétricas e hidráulicas percorrem seus vazios. Podem também receber reforços para fixação de televisões, móveis e outros.

 

Figura 4 (Fonte: http://planetaeng.blogspot.com )

 

                                            Figura 5 (Fonte: www.sulmodulos.com.br)

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Siga