top of page

Chapas Compensadas - como são produzidas? por que as usamos?


De tempos para cá, a necessidade de maior controle tecnológico dos materiais e a busca pela redução de perdas e prazos fez com que a construção civil prestasse mais atenção às fôrmas e escoramentos, que em obras prediais chegam a representar 45% dos custos da estrutura. Hoje, além das soluções tradicionais, executadas in loco, o mercado oferece uma série de sistemas industrializados, em sua maioria baseados em tecnologia européia, e que empregam aço e alumínio para o arcabouço estrutural e compensado de madeira e plástico. Escolher o sistema mais adequado é um desafio para o construtor, afinal as variáveis vão do orçamento ao perfil da obra.

A chapa compensada é a opção mais utilizada para formas de concreto armado na construção civil brasileira, por isso é assunto deste nosso Post.

A madeira crua é 40 vezes mais vulnerável ao stress ao longo de suas fibras (paralelas ao eixo) do que transversalmente a elas.

Por isso temos facilidade em cortar ema tora de madeira no sentido de suas fibras.

As chapas compensadas são lâminas finas de madeira coladas com direção alternadas das fibras, ganhando assim resistência.

São utilizadas desde o Egito Antigo , há 5.500 anos atrás.

Os EUA produzem anualmente 1 bilhão de m² de chapas compensadas.

A maior parte da produção e utilizada na construção civil e boa parte, para resistir a furacões.

Uma chapa resiste furacões de classe 5 (ventos de 800km/h).

Produção

1.) Tornos giratórios descamam as toras ainda úmidas.

2.) As lâminas são secadas para que não sofram empenamentos, que ocorrem devido a secagem desigual da madeira.

3.) As chapas recebem cola e são empilhadas com os sentidos das fibras alternados.

4.) Estas são aquecidas a mais de 120ºC e recebem pressão de 12kg/m².

5.) Uma lâmina corta as chapas nos tamanhos adequados

6.) É dado o polimento nas faces ou aplicado o filme plástico.

As chapas tem espessura variando entre 3mm x 35mm ou mais, sendo as dimensões mais comuns: 2,10m x 1,60m, 2,20m x 1,10m e 2,44m x 1,22m.

Tipos de compensado

Existem basicamente dois tipos de compensado e o que difere essas duas classes não é a madeira, e sim o tipo de cola/resina utilizada na sua fabricação:

  • Resina uréia-formol - aplicada em chapas para uso na industria moveleira

  • Resina fenol-formol (fenólica) - aplicada em chapas que necessitam de resistência a água. Essa e a cola resulta o compensado naval

Tipos de Madeira

Além da cola usada na fabricação do compensado, é necessário escolher também o tipo da madeira empregada na sua confecção. A madeira pode influenciar a aparênica, acabamento e qualidade do compenado.

Seguem abaixo os 2 principais tipos de madeira utilizadas na fabricação de chapas compensadas:

Virola/virolinha: De tonalidade clara, este compensado é indicado na construção de edificações no sistema à seco. A virola é uma madeira tropical, característica da região norte do Brasil, sua característica principal é a ausência de nós no seu aspecto visual, motivo pelo qual ela é utilizada na capa e contra capa do compensado.

Pinus: Diferencia-se do compensado resinado de virola apenas no aspecto externo. Diferente da virola, o pinus, originário da região sul do país, apresenta nós em seu aspecto estético.

Resumo

O compensado com resina fenólica pode receber filme plástico e ser denominado como PLASTIFICADO. O compensado que não recebe filme plástico é conhecido tão somente como RESINADO.

O compensado Plastificado tem custo superior, mas promove melhor acabamento e maior número de reaproveitamentos, que podem ser de 10 à 22 x.

O compensado Resinado possui custo, acabamento e aproveitamento inferiores, podendo alcançar, no máximo, 6 reaproveitamentos.

Segue abaixo vídeo interessante com informações e fabricação das chapas compensadas.

http://www.youtube.com/watch?v=r3rlOzg966s

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page