top of page

Enchentes x Permeabilidade do solo


Permeabilidade é a capacidade de transmitir fluidos. No caso quando tratamos de permeabilidade do solo é a capacidade de absorção de chuvas pelo mesmo. E apesar de parecer uma coisa banal a permeabilidade é um assunto de extrema importância para o meio urbano.

Quase todos os anos os noticiários cobrem algum tipo de enchente catastrófica, que ocorrem principalmente nas grandes cidades devido à ocupação desordenada do solo.

A capital paulista é uma das mais atingidas devido ao intenso regime de chuvas e da impermeabilidade do solo urbano, ou seja, o território de São Paulo está tão ocupado por construções, asfaltos, calçadas que quando chove a água que deveria ser absorvida pela terra, flui para os sistemas de coleta pluvial e enchem os rios ao ponto de transbordo, inundando as regiões próximas a várzea do rio.

Várzea é aquela área de terra lateral aos rios em que quando chove demasiadamente é inundada, todo o rio tem sua área de várzea e quanto mais plana é a área, mais a água transborda, sendo um processo natural. O que não é natural é a ocupação desta área de alagamento e a impermeabilização do solo que contribuem para as grandes enchentes urbanas.

E esse não é somente um problema da prefeitura ou dos ocupantes das áreas alagáveis da cidade, é uma questão pública da qual todos fazemos parte, veja por que.

Taxa de Permeabilidade

Na legislação da maioria das cidades é exigido que uma porção de cada terreno privado ou público seja permeável, cada lote deve ter uma área que permita que a água penetre no solo, esta deve ser composta preferencialmente de vegetação, o que melhora a absorção de água pelo solo.

Esta taxa de permeabilidade é obrigatória em muitas cidades, em Curitiba, capital do Paraná e exemplo em legislação urbana, esta taxa é equivalente a 25% da área do terreno. Se o terreno tiver 360 m², 25% ou 90 m² terão que ser permeáveis, sem abranger as calçadas, nem os estacionamentos – mesmo que for gramado – nem as áreas cobertas por beirais.

Isso quer dizer que fazer calçada em toda a área externa do terreno particular e público é proibido por lei em muitas cidades como Curitiba, São Paulo, Belo Horizonte entre outras. E mais do que uma exigência legislativa é uma necessidade para que os rios não transbordem, para melhorar a qualidade de vida de quem mora nas cidades, afinal as áreas verdes domésticas trazem muitos benefícios!

Consulte a legislação urbana da sua cidade antes de construir ou reformar e verifique a taxa de permeabilidade.

Contenção e reaproveitamento de águas pluviais

O decreto 176/2.007 de Curitiba define critérios para dimensionamento e implantação dos mecanismos de contenção de cheias, ou seja, são construídas caixas de água que acumulam o máximo possível os excedentes das chuvas nas edificações, possibilitando assim o retardamento do lançamento destas águas nas galerias de águas pluviais, quando dos picos de enchentes, para as chuvas de curta duração e maior intensidade.

Este decreto cita a obrigatoriedade da implantação de dispositivos de contenção de cheias em algumas regiões centrais de Curitiba e a possibilidade de implantação destes com consequente redução da taxa de permeabilidade do lote em certas regiões.

Diversos construtores também tem usado dispositivos de reaproveitamento de águas pluviais, captando-as nos telhados das edificações, implementando filtragem mecânica e acumulação em caixas específicas que alimentam torneiras de lavagem de pisos, garagens, calçadas e outros.

Lembrando que esta filtragem mecânica simples não faz com que estas águas atinjam os parâmetros de potabilidade e só podem ser utilizadas para lavagem de pisos, automóveis e outros.

É responsabilidade de cada um zelar pelo atendimento das leis e decretos construindo e impermeabilizando áreas proporcionais ao que as nossas leis permitem, ajudando desta forma a evitar enchentes ou alagamentos, que tiram vidas, geram prejuízos e deixam milhares de pessoas desabrigadas todo ano.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page